A comunicação canina envolve meios diferentes para transmitir a informação.
Visual, através de posturas corporais, expressões faciais posição de rabo, orelhas, boca.
Auditiva, através das vocalizações, onde cada latido tem um significado.
Olfativa, através dos sinais químicos de marcação e feromônios.
Todos esses meios são combinados para expressar as emoções através dessa linguagem comportamental.
Tudo que o animal analisa em seu ambiente será percebido pelos sentidos, transmitido ao cérebro que reconhecerá as informações e originará os comportamentos referentes as emoções sentidas. Os comportamentos agressivos são normais em qualquer animal. Não é do nada ou por nada que ele acontece. Existem diversos motivos que levam os animais a expressarem esse tipo de comportamento. Um dos principais motivos para aceder a esses comportamentos, é o animal estar numa situação desconfortável com medo, estressado, e nessas situações a maioria dos animais expressam sinais sutis que não estão "gostando" da situação, porém aí que vem a primeira falha. As pessoas não reconhecem a linguagem comunicativa dos cães.
A maioria dos tutores reconhece os sinais de agressão quando já estão "escalados" para sinais mais expressivos, como rosnar, mostrar os dentes. Crianças com menos e 7 anos nem esses sinais reconhecem, e por conta disso que os números de mordidas são maiores em crianças.
Você sabia que JAMAIS devemos PUNIR comportamentos agressivos?!! Sinais agressivos são sinais para que você entenda que tem algo errado!! Pode ser a forma que você lida com seu cão?
Pode ser às situações que seu cão passa, são desconfortáveis no ponto de vista dele!
Pode ser que seu cão tenha medo de certas situações e por isso que ele expressa essa sinalização!
Pode ser que ele tenha desenvolvido esse comportamento para proteger recursos que sempre foram tirados dele de forma impositiva e agressiva.
Pode ser que teve algum trauma no passado que aprendeu que esse comportamento funciona para se defender.
Pode ser que esteja com dor ou algum problema de saúde.
Pode ser algum desequilíbrio hormonal, nutricional.
Pode ser um erro de manejo por parte dos tutores. ENFIM...
Pode ser por diferentes causas. Se punimos os sinais agressivos estaremos suprimindo os sinais comunicativos do animal.
Punição quebra o vínculo de confiança, faz seu cão ter medo de pessoas. Diminuí a variabilidade comportamental por conta do medo de possíveis punições. Punição NÃO ensina o que fazer!!!! Punição ensina a esquiva, o que NÃO FAZER.
Escala da agressão canina