Sim, seu cão pode morder por possessividade!😨 Esse é outro motivo comum que gera situações de conflitos entre cães e pessoas e cães com outros cães. E a falha de comunicação e entendimento dos comportamentos dos cães podem piorar a situação.
As pessoas costumam interpretar a posse como afronta, desobediência ou desrespeito:
❌Com a ideia de que o cão é obrigado a aceitar tudo, tutores colocam a mão no pote do animal para “mostrar que manda” ou “habituar” a deixar tocar nos recursos, porém fazem de forma inadequada que normalmente aumentam o problema ou causam danos.
❌Ou quando cão é filhote as pessoas tiram as coisas erradas da boca do filhote, sem um sistema de troca positiva, o que pode influenciar a possessividade.
✅A questão não é mostrar quem manda na casa, mas sim ensinar o cão a confiar em quem convive e saber se comunicar de uma forma funcional.
Saber dividir pode ser difícil para o seu cão, afinal a possessividade é um comportamento canino comum e é influenciado por uma série de estímulos ambientais e situacionais, incluindo o instinto natural de sobrevivência. 😅
É normal um cão querer defender ou proteger, mostrando sinais agressivos, aquilo que considera importante naquele momento e situação (chamamos de defesa de recursos). E existem diversos recursos que os cães podem querer proteger: brinquedos, objetos, lugares, pessoas, comida, etc.
Alguns simplesmente não protegem nada, ou quase nada, enquanto outros se tornam altamente possessivos e protegem diversos recursos. 👉🏼Isso varia de acordo com as experiências que cada cão está tendo em suas vidas.
Quando o cão usa os sinais agressivos e descobre que é uma forma muito funcional para proteger seus recursos, ele irá usar essa estratégia sempre que necessário. 🙄 E esse comportamento, que reflete a insegurança e falta de confiança do animal, pode gerar danos e problemas bem sérios no relacionamento entre os indivíduos que convivem juntos, normalmente por pura falha de comunicação.
✅Por isso é muito importante você conhecer os comportamentos do seu cão e a melhor maneira de trabalhar as mudanças necessárias para uma melhor convivência.