Morder é um comportamento natural dos cães! Precisa ser re-direcionado desde filhote para que não aprenda a abocanhar tudo e todos quando quer interagir.
INIBIÇÃO DA MORDIDA é o nome que damos para essa "questão" comportamental muito comum no filhote, onde o primeiro passo é diminuir a força da mordida, indicando pro filhote que "dói". É um aprendizado que ocorre entre os irmãos de uma ninhada, interagem uns com os outros, mordendo e aprendendo a medir essa força da mordida.
É claro que irão fazer nos tutores esse comportamento inato, principalmente aqueles cães que foram retirados antes dos 60 dias, que não tiveram a chance de aprender com os irmãos.
O segundo passo é diminuir a frequência das mordidas nos humanos, redirecionando esse comportamento para algo que realmente o cão possa morder, tipo pelúcias, cordas (ajudam MUITO nessa fase), bolinhas, etc.
Toda vez que ele quiser brincar de morder alguma parte do seu corpo, precisa mostrar que dói, geralmente fazemos um Aí (agudo) como se fosse um chorinho.
Temos que entender que se o filhote não compreende que a sua mordida dói, temos que parar imediatamente a brincadeira, e se caso precisar, sair de perto do filhote e ficar atrás de alguma barreira que impeça o acesso dele ao seu corpo.
Essa fase demora um pouco de tempo para começar a passar, pois como se trata de um comportamento de alta motivação e intrínseco a essa espécie, só nos resta paciência e consistência para resolver esse problema.
Ficou com dúvida??
Poste aqui!!